quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Promessa de Agar...


Lendo um pouco da história de Abraão, tive um entendimento diferente de todos o que já havia tido antes... Vamos lá...
Gênesis
16.2   disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela.
16.3   Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.
16.4   Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada.
16.5   Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti.
16.6   Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença.
(ela fugiu para o deserto)
E é ai que está o ponto crucial da pequena menção que a bíblia faz a Agar, ela foi levada ao deserto por sua própria atitude, mas lá...
16.7   Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur,

16.8   disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.

16.9   Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos.
Olha só... Agar, no deserto, desprezada, mas o Anjo do Senhor foi lá falar com ela... Por que hein? Nem Sara ouviu a voz de Deus ou do Anjo, mas por que Agar ouviu?
No meu entendimento, ela ouviu, pois estava no deserto, se estivesse com um coração soberbo ainda, eu duvido que o anjo teria ido lá falar com ela e ainda mais, lhe fez uma promessa:
16.10   Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.

16.11   Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição.

16.12   Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.

Agar teve de se humilhar, pois tinha deixado a soberba entrar em seu coração, mas olha só como ela mudou de pensamento:
16.13   Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?

Agora trazendo pra nossa situação:
Todas nós, que somos Servas de Deus, passamos e sempre passaremos por desertos, sejam eles provocados ou não! Mas, o que vai fazer a diferença é como nos portamos quando estamos lá, Agar apesar de ser apontada como uma pessoa má na Bíblia (por ter se rebelado contra sua senhora... mas quem nunca errou hein?), passou pelo deserto, com um coração quebrantado e por isso Deus falou com ela, através do Anjo... Hoje quando passamos pelo deserto quem fala conosco é o Espírito Santo.
O que eu aprendi:
Aprendemos, que o problema não é passar pelo deserto, mas sim como reagiremos a ele. Devemos manter um quebrantado e um espírito Humilde... Se assim fizermos, Deus falará conosco e nos fará Grandes Promessas.
Beijinhos
Mi

Nenhum comentário:

Postar um comentário